Buscar
  • Rodolfo Bontempo

Sociedade de Cultura Latina Seção Brasil homenageou os melhores de 2016 em evento concorrido na USS

Premiação estadual homenageou personalidades de todo o Rio de Janeiro

Personalidades de todo o estado do Rio de Janeiro foram homenageados no auditório Severino Sombra, no campus da USS, durante o Congresso da Sociedade de Cultura Latina Seção Brasil, organizado através de uma parceria da entidade com a Academia de Letras de Vassouras. Entre os agraciados, muitos vassourenses, indicados pela própria ALV e aprovados pela entidade. Nomes como o da presidente da ALV, Sheila Mares Guia, o jornalista Marlos Elias de França e o ex-secretário de Cultura, José Luiz Júnior, fundador da Revista Vale do Café.


A cerimônia que lotou o auditório Severino Sombra foi presidida pelo vice-presidente da Sociedade de Cultura Latina Seção Brasil. O Congresso foi aberto com uma bela apresentação do vassourense Flávio Radamés, interpretando uma música de sua autoria. Quatro alunos de escolas públicas de Campos encantaram os presentes declamando suas poesias: João Henrique Depizzol Duarte Moreira, de 9 anos; Pedro Henrique dos Reis da Penha, 10 anos; Marcos Lucas Aquino Pessanha, 11 anos e Thamyris Silva, de 10. A ópera do Quinteto Imperial foi aplaudida de pé pela assistência.

O Congresso homenageou os intelectuais do ano. Graduado em Letras e especializado em Literatura Brasileira pela USS, o professor Paulo Ávila foi premiado na Categoria Prosador. Na categoria Poeta/Poetisa, as premiadas foram Jussara Almeida, professora da rede pública e privada de Vassouras, graduada em Letras, autora de trabalhados premiados em literatura de cordel; e Gilda Meirelles, carioca radicada há décadas em Vassouras, jornalista, poetisa, autora de diversos livros e colunista da TRIBUNA DO INTERIOR.


A música também rendeu diversos prêmios para a região. Na categoria cantor, coral e conjunto musical, prêmios para o Grupo Caindo no Choro, criado pelo músico Jorge Vianna; para o Conjunto Musical Seresteiros de Conservatória, o Coral da UGB, e o Quinteto Imperial, a Cia. de Ópera criada em Vassouras. Na categoria musicista, os homenageados foram Paulo Cesar Botelho e Jorge Vianna. Na categoria Cênica e Desportiva, o professor Anderson da Silva Souza, doutorando em Ciências da Educação na Universidad Americana de Assuncion, e Plínio Eugênio de Souza Lopes, criador do grupo teatral Loko Senkulpa, foram os premiados.


O ativismo cultural, social e a filantropia renderam prêmios à professora Sonia Regina Paulucci Simões, à professora Maria Luisa de Oliveira Araújo e Mendes Rezende, a Ziza, fundadora do projeto de dança que leva o seu nome; além de Marlos França, a turismóloga Andréia Alves da Silva, a Andréia PIT e o Grupo Abrace Vassouras. Na categoria imprensa, prêmios para a TRIBUNA DO INTERIOR e a Revista Vale do Café. Na categoria Livro de Poesia, mais um prêmio para Paulo Ávila, por “Todos os corações batem iguais”. A entidade premiou também servidores públicos ligados à questão cultural: o defensor público federal José Roberto Fani Tambasco e a ex-secretária de Cultura de Vassouras Cristina Accioly. Na categoria Cultura não governamental, os premiados foram a escritora e poetisa Sheila Mares Guia, o Centro Popular de Conspiração Gargarullo, de Miguel Pereira, a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição, mantenedora do PIM, a harpista Cristina Braga, idealizadora do Festival Vale do Café e a jornalista Lourdes Valadares da Silva, idealizadora do Sarau Itinerante.O artista plástico Sérgio Lima levou na categoria Artista Plástico, mesma categoria que premiou Gilséa Marques Leal. Na categoria Infanto Juvenil, o premiado foi Hugo Morelli Barbosa, que já participou de quatro peças da Escola de Teatro Eu Genio´s. A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Severino Dias e o reitor da USS, professor Marco Soares.


Vassouras e região homenageada pela Sociedade de Cultura Latina Seção Brasil


Odolcina Silveira Silveira

Edgar Cartêlo Vilela (Conjunto Musical Seresteiros de Conservatória)

Antônio Carlos da Silva (Coral da UGB)

Anísio da Rocha Goulart

Osmar Bernardes de Souza

José Luiz Medeiros da Silva Júnior

Revista Vale do Café

Universidade Severino Sombra

Hospital Universitário Sul Fluminense

Grupo Passagem de Nível

Aline Monsores André

Sheila dos Mares Guia

Academia de Letras de Vassouras

Flávio Radamés

Jussara Almeida

Gilda de Castro Meirelles

Quinteto Imperial

Jorge Ramos Vianna

Grupo Caindo no Choro

Juliana Maia

Plínio Eugênio de Souza Lopes

Anderson da Silva Souza

Paulo Cesar Botelho

Sônia Regina Paulucci Simões

Maria Luisa de Oliveira Araújo e Mendes Resende

Projeto de Dança Ziza Mendes

Marlos Elias de França

TRIBUNA DO INTERIOR

Andreia Alves da Silva (Andreia PIT)

Grupo Abrace Vassouras

José Roberto Fani Tambasco

Cristina Souza de Miranda Acciolly

Centro Popular de Conspiração Gargarullo

Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição (PIM)

Cristina Braga

Lourdes Valadares da Silva

Sérgio Guimarães de Lima

Gilsea Marques Leal

Hugo Morelli Barbosa

Paulo Ávila

Turíbio Santos

Mara Palace Hotel

170 visualizações

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos