Buscar
  • Rodolfo Bontempo

Segundo incêndio em pouco mais de um ano ameaça casarão histórico

Degradado, prédio pode desabar

Um dos imóveis tombados do Centro Histórico de Vassouras foi vítima, pela segunda vez em pouco mais de um ano, de um incêndio na segunda-feira, 24. O destacamento do Corpo de Bombeiros em Vassouras precisou do apoio das unidades de Mendes e Volta Redonda para controlar o incêndio. O trabalho durou quase 24 horas. A grande quantidade de madeiras e entulhos dificultou a ação. Segundo os bombeiros, mais de 80 mil litros de água foram gastos para debelar as chamas.

Como o prédio ameaça desabar, ele foi isolado para evitar que alguém fique ferido com o eventual desabamento das paredes. A Guarda Municipal chegou a ser deslocada para garantir a segurança de quem passa pela Rua Luiz Pinheiro Werneck, ao lado da Praça Sebastião de Lacerda, fundos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O incidente é o segundo incêndio em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2016 outro incêndio atingiu o imóvel.

Segundo servidores do escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, a degradação do prédio é anterior ao incêndio. Uma ação civil pública corre na Vara Federal de Barra do Piraí contra o proprietário do prédio por conta do já crônico estado de abandono do imóvel. Na Prefeitura, João Evangelista Teixeira Leite de Carvalho Júnior, que mora no Rio de Janeiro, é visto como alguém de difícil trato há várias gestões. “Já havia uma interdição parcial junto ao Iphan, que vem colaborando com a Prefeitura. O proprietário não dá respostas às nossas solicitações. O incêndio acabou destruindo o imóvel e vamos tentar, novamente, contato com o proprietário”, explicou o engenheiro da Defesa Civil de Vassouras, Carlos Alberto Azevedo Lucchi, em entrevista à TV Rio Sul.

66 visualizações

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos