Buscar
  • Rodolfo Bontempo

Enfim, vem aí o Estacionamento Rotativo

• Estacionamento será pago em sete ruas do Centro; prevista para setembro, implantação é apontada como solução para carência de vagas desde o século passado.

A Prefeitura de Vassouras se organiza para lançar, em meados de setembro, o que considera como solução para a crônica falta de vagas para estacionar no Centro da cidade: o estacionamento rotativo. Ao todo, sete ruas do Centro passarão a ter suas vagas de estacionamento utilizados pelo estacionamento rotativo: Caetano Furquim, Avenida Expedicionário Osvaldo de Almeira Ramos, no trecho entre a esquina com a Dr. Fernandes e o Espaço Cultural Wílson Guedes Pinto, General Osório, Visconde de Araxá, Abreu César, Otávio Gomes e Barão de Vassouras. Segundo o superintendente de Ordem Pública, Ronivaldo Andrade Santana a cobrança do estacionamento rotativo será realizada inicialmente por servidores municipais. “Esses servidores estarão identificados com coletes e crachás. Cinco por cento das vagas serão destinadas a motocicletas. As motos terão de parar nestas vagas. E outros cinco por cento serão reservados a deficientes e idosos”, informa Roni.

A Prefeitura ainda não definiu os valores a serem cobrados. “É provável que a primeira hora possa chegar a 2 reais. Todos terão tolerância de quinze minutos, a partir daí começa a cobrança”, anuncia Ronivaldo Santana. Segundo Roni, o Estacionamento Rotativo entra em funcionamento na segunda quinzena de setembro, de segunda à sexta de 8 h às 18 h. Aos sábados, de 8h às 14 h. Aos domingos e feriados não haverá cobrança.

Para que a cobrança comece em setembro, o Estacionamento Rotativo mobiliza a Superintendência de Ordem Pública há meses. Subordinada à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento, a SOP é responsável pela Defesa Civil, Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas e Demutran, com um total de quarenta servidores ligados ao órgão. Antes de implementar o Estacionamento Rotativo, a SOP realizou reuniões com o escritório técnico do Iphan em Vassouras, a Associação Comercial e associações de moradores do município. Ronivaldo, no entanto, entende que, apesar dos debates realizados com setores da sociedade, implantar o estacionamento rotativo não será tarefa das mais simples. “Discutimos com técnicos do Iphan, empresários (ACIAV) e moradores, mas sabemos que estamos implantando um novo serviço. Estamos preparados para receber críticas e sugestões”, diz Ronivaldo, lembrando que o telefone (24) 2471 7877 está disponível para receber a opinião dos moradores.

O Estacionamento Rotativo foi criado a partir da lei 29.003. Aprovada em julho, a lei é de autoria do vereador José Maria Capute (PHS). A Prefeitura tem usados os finais de semana para interditar as ruas, para que a empresa Nova Pleno Pinturas e Sinalizações as preparem para receber o estacionamento rotativo. A empresa tem experiência em trabalhos na região e municípios como Valença e Paraíba do Sul. Cinco das sete ruas estão sendo pintadas. Por fazerem parte do Centro Histórico, as ruas Visconde de Araxá e General Osório receberão placas ao invés da pintura.

O Estacionamento Rotativo é apontado por administrações municipais como solução para a carência de vagas no Centro da cidade pelo menos desde a segunda metade da década de 1990. Durante a segunda gestão de Pedro Ivo da Costa (1996-2000) a imprensa de Vassouras chegou a publicar reportagens dando conta da implantação do estacionamento rotativo, o que acabou por não ocorrer. A medida voltou a ser ventilada também nas administrações de Altair Paulino, Eurico Júnior e Renan Vinícius.

495 visualizações

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos