Buscar
  • Rodolfo Bontempo

Em dia de entrega de chaves, PIM sediou etapa regional da Conferência Estadual de Cultura


Em dia de oficialização da casa nova, o Programa Integração Pela Música (PIM) sediou na sexta-feira, dia 6, no Solar do Barão de Massambará, a etapa regional da 4ª Conferência Estadual de Cultura, reunindo poder público e agentes culturais dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras. Ao final da conferência, nove representantes da região – entre eles dois de Vassouras -- foram eleitos delegados para participar da Conferência Estadual, no Rio.

Grupos de trabalho formados por agentes culturais, arte-educadores, animadores culturais, produtores culturais e pesquisadores debateram os seguintes eixos:Economia da cultura e novas tecnologias; Cultura e sustentabilidade: Democracia, cidadania e diversidade; Política cultural, gestão e capacitação; Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Os delegados foram eleitos ao final destas discussões.

Após a etapa regional da Conferência, os agentes culturais e os representantes do poder público puderam acompanhar uma belíssima apresentação da Orquestrinha do PIM, com direito a deliciosos caldos de ervilha e feijão preparados pelas mães da Cooperativa de Pais do PIM. Coube ao subsecretário estadual de Cultura, Léo Feijó, entregar oficialmente as chaves e autorização provisória para desenvolvimento das atividades do PIM no Solar do Barão de Massambará, propriedade do governo estadual. Em nome do PIM, a presidente da Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição, Maria Aparecida de Oliveira Lopes, a Tia Cida, recebeu as chaves. Léo Feijó, que elogiou bastante a atuação do PIM, garantiu que toda a documentação necessária para a entrega definitiva do prédio está sendo preparada pela Secretaria Estadual de Planejamento. A cessão se dará através do POC (Programa de Ocupação Cultural), da Secretaria de Estado de Cultura, criado na gestão do ex-secretário André Lazaroni. O programa tem como objetivo identificar imóveis fora de uso, de propriedade do estado do Rio de Janeiro, para destinação de fins culturais.

A cerimônia de entrega das chaves contou com as presenças do deputado estadual André Lazaroni (MDB), prefeito Severino Dias (PPS) e vereador Kiko Brando (MDB). Presentes também membros da Secretaria Estadual de Cultura, como Clara Paulino, superintendente de Museus; CLeise Campos, coordenadora de Políticas Culturais; Conceição Diniz, superintendente de Leis de Incentivo; Denise Aquarone, assessora da Superintendência de Artes; Verônica Nascimento, superintendente de Cultura e Território; além de Ivan Machado, presidente do Conselho de Políticas Culturais do Rio de Janeiro.

Coordenadora do PIM, Célia Moreira discursou em nome da instituição. Lembrou que o Programa completa 37 anos em 21 de abril. “Trinta e sete anos de caminhada, muitas lutas, mas também de muitas e lindas conquistas”, afirmou. Célia agradeceu à “PIMzada, pais, professores e amigos” que acompanham a caminhada e “celebram conosco esse momento tão importante”. Ela citou nomes importantes para a instituição e agradeceu o empenho do deputado André Lazaroni, “que se comprometeu, acreditou no PIM, comprou a briga”. Segundo Célia, “nossa gratidão vai muito além dessa casa do PIM, é também, na verdade, principalmente por tudo que você tem feito, lutado, brigado pela cultura do nosso estado”. Celia agradeceu ainda o empenho do vereador Kiko Brando, aliado político de Lazaroni no município, ressaltando que o parlamentar “tem sido um grande companheiro” do PIM. Celia também agradeceu ao Prefeito Severino Dias, que intermediou junto a Secretaria de Estado de Cultura, fazendo referência a importância do trabalho desenvolvido pelo PIM em Vassouras e região;


.Célia anunciou outra vitória do PIM: a família da saudosa aluna símbolo do programa, Sylvia Lourdello da Silva, a Vó Sylvinha, que faleceu ano passado aos 97 anos, colocou a casa na rua da Pedreira à disposição do PIM. O espaço receberá a hospedaria do Programa.


Os delegados eleitos na Conferência Regional

Claudia Maria Barbosa Ramos

José de Almeida Rodrigues

Dayanna Sanny M C da Silva

Luiz Carlos de A. Lemos

Beatriz Vidal Leite Ribeiro (Tiza)

Anderson Luiz Nascimento Bernardes

Valber Moraes Garcia

Lucimar Sasso da Silva

Marco Giovanni Moreira dos Santos

32 visualizações

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos