Buscar
  • Rodolfo Bontempo

Vassourense testa positivo no Rio e Prefeitura recua de reabertura do comércio

Após um dia aberto, município torna a fechar comércio para evitar avanço da doença

Semana passada, o prefeito Severino Dias chegou, às vésperas da Páscoa, a flexibilizar a abertura do comércio no município de Vassouras. A medida foi tomada após o governador Wilson Witzel (PSC) assinar decreto permitindo a reabertura, a partir de uma série de medidas para evitar aglomeração, em cidades que ainda não haviam registrados casos de covid-19. O comércio reabriu na quinta-feira. Na Sexta-Feira da Paixão, a Secretaria de Saúde foi notificada do teste positivo de um vassourense em uma clínica particular do Rio de Janeiro. No sábado, o comércio já não reabriu as portas. “Por precaução, estamos revogando o decreto”, anunciou o prefeito em vídeo postado nas redes sociais na noite da sexta-feira . A Prefeitura aguarda a contraprova do LACEN para oficializar, ou não, o primeiro caso de covid-19 entre os vassourenses.

Para o prefeito Severino Dias, a notícia do possível primeiro caso assusta, mas não é motivo para pânico. “É claro que esta notícia nos deixa mais preocupados. Mas não podemos entrar em pânico. Na medida do possível, as coisas estão correndo bem”. Na noite da terça-feira, o site Vassouras contra o Corona, criado pela Prefeitura para manter o vassourense informado sobre os avanços da doença trazia os seguintes números: 100 casos suspeitos notificados em cerca de um mês, com 62 casos descartados e 32 apontados como suspeitos e aguardando o demorado resultado dos exames do LACEN. Na véspera, o diretor geral do Hospital Universitário de Vassouras anunciou, em vídeo gravado no hospital e postado nas redes sociais, que 13 pacientes suspeitos de coronavírus estavam internados na UTI montada para atender casos de covid-19. Doze casos são considerados suspeitos e um foi confirmado – um idoso transferido de Miguel Pereira. Na enfermaria, em isolamento, um paciente suspeito de covid-19 estava internado na mesma segunda-feira. No mesmo vídeo, o secretário de Saúde Leonardo Pereira da Rocha informou que até aquela data 23 exames haviam retornado do LACEN, todos negativos.

Em entrevista à TRIBUNA DO INTERIOR na noite da terça-feira, dia 14, Severino Dias afirmou que as medidas serão tomadas semana a semana, de acordo com a evolução do quadro. “Vamos tomar as medidas semana a semana, de acordo com os fatos”, explica Severino. Semana passada, a Prefeitura fechou várias entradas da cidade, uma “barreira de circulação”. Escolas seguem fechadas, atividades culturais, esportivas e religiosas proibidas e a recomendação para o vassourense segue sendo a preconizada pela Organização Mundial de Saúde: só sair de casa em caso de extrema necessidade.

Medidas estão sendo tomadas para que as pessoas possam se higienizar, mesmo na rua. A Secretaria Municipal de Assistência Social instalou tubos de PVC em frente à Secretaria, na Rua Otávio Gomes, e no Centro Administrativo da Prefeitura, na mesma rua, com água e sabão para que as pessoas possam fazer a assepsia das mãos. A ideia dos higienizadores é da secretária Rosa Coelho. “Precisamos proteger nossos usuários e funcionários da Assistência Social”. No início do mês, sem nenhuma cerimônia – “o momento não pede festas ou sorrisos, pede trabalho”, afirmou Marco Capute – o município ganhou um aliado no combate à pandemia. O Pronto Socorro Clínico Adulto e Pediátrico foi transferido do HUV para o prédio do município na Avenida Marechal Paulo Torres, ao lado da delegacia. Agora, o atendimento de emergência é realizado todo ali, diminuindo a movimentação no Hospital Universitário, referência para Vassouras e região. “Vassouras deu mais um passo em direção à excelência no atendimento à população, com agilidade e melhores condições físicas para servir a todos, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, resumiu Severino Dias, que mais uma vez saudou a parceria do município com a Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora do HUV.

32 visualizações

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos