Posts Recentes
Posts Em Destaque

MEDICINA VASSOURAS É LÍDER ENTRE AS ESCOLAS MÉDICAS NO PAÍS

Alunos do curso de Medicina alcançam resultado superior à média nacional das escolas federais e particulares pela ANASEM

O resultado do desempenho dos estudantes que realizaram a primeira edição da Avaliação Nacional Seriada de Estudantes de Medicina – Anasem 2016 – foi divulgado no dia 24 de março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.


Os acadêmicos do curso da Universidade Severino Sombra obtiveram média de proficiência de 103,1, o que equivale a um desempenho acima da média nacional em meio a outras Instituições de Ensino Superior, visto que a média das escolas particulares e federais foram, respectivamente, 98,5 e 103. Vale ressaltar que a maior nota do estado do Rio de Janeiro foi de um aluno do curso de Medicina de Vassouras (128,1).


Foram avaliados 22.086 estudantes do 2º. ano de Medicina entre 233 cursos. Segundo o Inep 98,71% apresentam média em nível adequado, englobando 91% das instituições do país.

Segue uma breve entrevista com o Pró-Reitor de Ciências Médicas da USS, professor Dr. João Carlos de Souza Côrtes Junior:


De que maneira essa avaliação pode contribuir para o futuro das escolas médicas no país?


Estas avaliações serão muito importantes, pois demonstrarão a evolução do aprendizado do aluno ao longo do curso, permitindo correções de fragilidades e deficiências encontradas. É uma grande evolução do ENADE, visto que este apenas avaliava uma amostra de alunos por escola ao final do curso, impossibilitando a correção dos problemas para aquele aluno que estava se formando. Era um dado apenas para a escola. A Anasem fornece dados para as escolas e para o aluno, fazendo com que ambos possam corrigir suas deficiências precocemente.


A coordenação tem acesso ao desempenho individual de cada aluno no exame? No que isso pode contribuir e incentivar o aluno?


Não. A coordenação tem acesso a média do curso, as notas isoladas dos alunos sem identificação, a média estadual, regional, nacional e por categoria administrativa (particular, federal etc). Apenas o aluno tem seu resultado detalhado, mostrando o que acertou e o que errou. A partir da divulgação das notas, o curso coloca o Núcleo Pedagógico do Ensino Médico (NUPEM) a disposição dos alunos para auxilia-los nos pontos em que encontraram dificuldades. Muitos alunos nos procuram para discutir seu resultado, pois entenderam que este exame tem caráter formativo e que é necessário corrigir as fragilidades encontradas. Neste contexto, ficamos sabendo da nota dos alunos, inclusive com a satisfação de saber que a maior nota de um aluno do estado do RJ foi de um aluno da Medicina Vassouras (128,1). A média do curso foi de 103,1 ficando acima da média nacional das escolas particulares (98,5) e da média nacional das escolas federais (103,0).



Quais foram as iniciativas do curso de Medicina para alcançar o resultado no Anasem? ´Há uma preparação especial para os alunos?


A iniciativa principal foi a criação de um curso de excelência, unindo toda a experiência dos 50 anos de história com as mais modernas formas de ensinar Medicina. Nosso objetivo é formar um médico diferenciado, capaz de entender a realidade da saúde e interagir por meio de condutas e atitudes condizentes com o que se tem de mais moderno na Medicina. A preparação do aluno se inicia no primeiro dia de aula e transcorre ao longo dos 6 anos de curso, lembrando que esse aluno aprende que para um adequado exercício da profissão, um bom médico nunca pode parar de estudar.


O resultado pode servir como referência para quem busca uma instituição para cursar Medicina?


Quando se observa o número de escolas de Medicina no país atualmente, o aluno deve fazer um estudo criterioso de qual escola deve escolher. Esta avaliação deve levar em consideração vários fatores e com certeza o desempenho da escola é um dos principais, contudo também deve ser levado em consideração a qualidade do corpo docente e a infraestrutura do curso, principalmente se a escola possui um hospital de ensino próprio, pois este será um importante cenário de ensino.


Que relevância tem o desempenho dos alunos para a instituição?


Este desempenho, associado aos demais resultados e indicadores, confirmam que estamos no caminho certo para a formação médica de excelência, para a formação do médico do futuro.


Como docente e pró-reitor de Ciências Médicas na USS a que atribui esse excelente resultado na Anasem?


Atribuo ao compromisso desta gestão na formação médica diferenciada e de excelência, associada a um pacto permanente pela qualidade firmado entre professores e alunos que começa no primeiro dia de aula e se estende por todo o curso. Essa dedicação se demonstra em técnicas de ensino modernas que envolvem, por exemplo, atividades práticas clínicas desde o primeiro período. Por possuir um hospital de ensino próprio e de referência regional, os alunos podem utilizar este hospital sete dias por semana nas suas atividades práticas. Além disso, o curso encontra-se totalmente integrado à Rede de Saúde do município, permitindo que o aluno possa atuar em todos os níveis da atenção à saúde. Estudar em uma cidade pequena é um grande diferencial nos dias atuais, visto que o aluno pode se dedicar bastante aos estudos e ainda sobra bastante tempo para atividades de lazer. Observamos um aluno mais feliz e tranquilo e isso gera um melhor desempenho escolar.

Sobre a avaliação:

A Anasem tem o objetivo de medir as competências estruturais dos participantes, de acordo com os desempenhos nas questões objetivas agrupados em três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado.

Nas avaliações implementadas pelo Inep são considerados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. São avaliados estudantes do 2º, 4º e 6º anos.

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos