Posts Recentes
Posts Em Destaque

Cortejo das Tradições é a principal atração do primeiro final de semana do Festival Vale do Café

Abrace Vassouras promove intensa programação paralela na cidade

O primeiro sábado da 15ª edição do Festival Vale do Café será das culturas populares. Criado há 13 anos, no embalo do sucesso do festival, o Cortejo das Tradições vai movimentar 14 grupos e manifestações de cultura popular divididos em oito alas, saindo do Memorial Manuel Congo em direção à Praça Barão de Campo Belo e à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A concentração está prevista para as 19 horas.

Esse ano, a abertura oficial do festival acontece em Rio das Flores na sexta-feira, dia 21, às 11 horas, com a apresentação da cantora lírica Angelica de la Riva na Fazenda União. Quem for prestigiar a abertura do Festival poderá acompanhar de perto uma bela homenagem ao morador mais célebre de Rio das Flores em todos os tempos. A Fazenda vai inaugurar uma escultura, em tamanho real, de Alberto Santos Dumont, que foi batizado em Rio das Flores há exatos 140 anos. Após a apresentação de Angelica, a chef e historiadora Ana Roldão apresentará versões dos pratos prediletos do pai da aviação.

Além da programação oficial, Vassouras contará com uma extensa programação paralela, organizada pelo movimento Abrace Vassouras. Os eventos acontecerão em prédios históricos como a Igreja Matriz, a antiga estação ferroviária e a Câmara Municipal, além do principal cartão-postal da cidade, a Praça Barão de Campo Belo. Ao todo, serão mais de 15 atrações – todas gratuitas.

Na grade da programação paralela, muita música. Nos últimos anos, a programação ganhou fama de revelar talentos regionais. Este ano, a diversidade estará garantida com um repertório variado de música brasileira, com choro, modinhas e música caipira, além do espaço para a música internacional, com jazz, blues e o bom e velho rock and roll. A nova geração da música instrumental estará representada por cinco orquestras e grupos instrumentais infanto-juvenis, entre eles a Camerata de Violões de Três Rios, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda, a Orquestra Popular Tuhu, do Rio de Janeiro, e o vassourense PIM, o Programa Integração pela Música.

Segundo a organização da programação paralela, convidar essas orquestras faz parte de seus objetivos, já que além de apresentações de qualidades, eles priorizam o incentivo à ações de inclusão pela música. “O talento desses jovens músicos nos surpreende, são como orquestras profissionais, só que compostos por jovens e crianças. Sempre que eles participam, o público se emociona”, comenta Ana Lucia Furtado, uma das coordenadoras do Abrace.

Músicos consagrados atuarão com os jovens músicos destas orquestras. A Orquestra do PIM, regida pelo maestro Claudio Moreira, apresenta o “PIM in JAZZ”, ao lado do saxofonista holandês Kurt Schwab, professor da International Jazz Harp Foundation. O violinista Léo Ortiz, da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, é o convidado dos Pequenos Mozart e Amadeus, fazendo dobradinha com o grupo de crianças violinistas, cuja direção artística é de Suray Soren. Outro convidado será o baterista João Fera, integrante do Paralamas do Sucesso, que dará a base para o rock e blues da Old Seven Band, liderada pelo violonista e guitarrista André Medeiros.

Os domingos à tarde terão animação concentrada na Praça Barão de Campo Belo, com um dia de recreação conduzida pela equipe Telekoteko e pintura facial para crianças feitas por Graziela Santos e outro com apresentação teatral dos grupos Andança e Velhota Cambalhota. Susana Magalhães, uma das coordenadoras do evento do Abrace, comenta que a reunião de família e amigos na praça é um dos hábitos mais antigos da cidade, que o evento quer estimular. “São poucas as cidades onde tranquilidade e segurança prevalecem, e é essa sensação, além de programação de qualidade, que queremos oferecer aos moradores e visitantes”, completa.


Idealizado pela harpista Cristina Braga, o Cortejo das Tradições trará novidades este ano. Além dos já tradicionais Jongo, Folia de Reis, Calango, Maculelê e as rezadeiras, duas novas alas estarão engrossando o cortejo este ano: a ala dos seresteiros, com a participação de seresteiros de Conservatória e de outras cidades do Vale, e a ala dos sanfoneiros. Participarão do Cortejo das Tradições 2017 os grupos Abadá Capoeira, Capoeira Arte Rasteira, Caxambu Renascer de Vassouras, Jongo Sementes D´África (Barra do Piraí), Jongo de Pinheiral, Jongo da Cachoeira de Arrozal, Folia de Reis Família Teixeira, Folia de Reis Descendentes de Davi, Folia de Reis Estrela Maior, Eita Calango, Folia de Reis Maria e Lázaro, Calango do Juca Biniotto, Rezadeiras e Rezadores, Seresteiros, Sanfoneiros e Caninha Verde do Morro da Vaca.


A programação paralela do Festival, em Vassouras

Sexta-feira, 21

10h – Abertura de Exposição de Orquídeas (Bruzzone Flores, de Engenheiro Paulo de Frontin, no Casario Shopping)

18h - A Modinha que não sai de Moda, com as cantoras do corpo lírico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Igreja Matriz


Sábado, 22

16h – Tributo ao Chorinho, com Fátima Natividade e Marcos Dutra. Espaço Annie Luporini, no Santa Amália

17h30 - PIM IN JAZZ - Orquestra convida Kurt Schwab, na Câmara Municipal.

21h - Camerata de Violões de Três Rios, com regência do Maestro Felipe Carretiero. Palco da Estação


Domingo, 23

11h - Orquestra Popular Tuhu - Villa Lobos e as Crianças, com regência da maestrina Maria Clara Barbosa. Palco Estação.

14h - Tarde da família na Praça. Recreação com Grupo Telekoteko, na Praça Barão de Campo Belo.

18h - André Medeiros & Old Seven Band – Cantam Beatles, com a participação especial de João Fera tecladista dos Paralamas do Sucesso. Palco Estação


Quinta-feira, dia 27

19h- Trio Capitu, música de Câmara – flauta, oboé e fagote. Palco Estação


Sexta, 28

18h - Orquestra de Cordas de Volta Redonda, com regência da maestrina Sarah Higino. Igreja Matriz


Sábado, 29

17h - Contação de Histórias com o Grupo Explanadores. Casario Shopping

18h - Pequenos Mozart e Amadeus convidam Léo Ortiz. Direção artística Suray Suren. Casario Shopping

20h - Caipirando - Alma Carioca de Viola. Palco Estação


Domingo, 30

11h - Léo Ortiz convida Pequenos Mozart e Amadeus. Palco Estação.

14h - Tarde da Família na Praça, com maquiagem artística para crianças por Graziele Santos.

Apresentação do Grupo Andança e Velhota Cambalhota. Praça Barão de Campo Belo.


*A programação oficial do Festival Vale do Café você pode conferir em www.festivalvaledocafe.com

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos