Posts Recentes
Posts Em Destaque

Show com Gilberto Gil vai marcar inauguração do Centro Cultural Cazuza

Praça Barão de Campo Belo receberá também Sandra de Sá e o Bloco Exagerado, que toca sucessos do compositor em ritmo de carnaval

Vassouras vai celebrar a recuperação de um dos prédios mais bonitos de seu Centro Histórico com um show à altura da importância do acontecimento. Ninguém menos que Gilberto Gil é aguardado para o show principal da programação organizada para marcar a inauguração do Centro Cultural Cazuza. Gilberto Gil se apresenta no sábado, 12 de maio, logo após o Bloco Exagerado, sucesso no Carnaval carioca tocando músicas de Cazuza com percussão de escola de samba. Na véspera, Sandra de Sá é a atração. Os shows acontecem na Praça Barão de Campo Belo.

Os shows são os novos presentes de Lucinha Araújo à cidade natal. Mãe de Cazuza, Lucinha nasceu no casarão, construído em 1849, que desde o final dos anos 1980 abrigava a Casa de Cultura de Vassouras. Preocupada com a situação do prédio, Lucinha Araújo investiu mais de 3 milhões de reais em sua reforma. Na ocasião do anúncio do investimento, o prefeito Severino Dias anunciou a mudança do nome do espaço. “O mínimo que eu posso fazer é dar o nome de Cazuza à nossa Casa de Cultura. E eu posso fazer com tranqüilidade, já que foi meu pai quem deu o nome atual à Casa de Cultura”, afirmou à época o prefeito.

O movimento em torno da Casa de Cultura surgiu nos anos 1980, no governo do então prefeito Narciso da Silva Dias. O prédio, que já foi residencial, abrigou escolas e bailes, foi desapropriado anos antes da gestão de Narciso, pelo então prefeito Pedro Ivo da Costa. Narciso Silva Dias recorreu ao governo do estado, à época chefiado por Leonel Brizola, para reformar o telhado do prédio, que apresentava problemas à época.Na ocasião, atividades culturais chegaram a acontecer no espaço, que era tratado como Casa de Cultura do Povo de Vassouras -- atendendo a uma sugestão da assistente social Maria Lúcia Andrade Pinto, que intercedera junto ao governo estadual pela obra. Oficialmente, no entanto, a Casa de Cultura foi criada no governo do pai do atual prefeito. Severino Ananias Dias batizou o espaço como Casa de Cultura Presidente Tancredo Neves. A inauguração contou, inclusive, com a presença da viúva Risoleta Neves.

Um dos grandes nomes da música brasileiro nos anos 1980 e 90, Cazuza sempre teve uma grande ligação com Vassouras. Filho de pai e mãe vassourenses – Lucinha é viúva de João Araújo, ex-diretor da Som Livre, filho de Maria José Rangel de Araújo, fundadora do Ginásio de Vassouras. Maria José dá nome à uma escola municipal em Vassouras. Um busto em sua homenagem foi colocado no antigo Colégio de Vassouras. A única exigência de Lucinha Araújo era que o busto da educadora fosse colocado no reformado Centro Cultural. Para reformar a antiga Casa de Cultura, Lucinha Araújo utilizou o projeto preparado pelo escritório técnico do Iphan em Vassouras, aprovado pelo PAC das Cidades Históricas.

A cerimônia de entrega das obras acontecerá durante um coquetel fechado a convidados na sexta-feira, dia 11 de maio. Já o show de Sandra de Sá acontecerá em seguida, na Praça Barão de Campo Belo, mesmo local das apresentações do Bloco Exagerado e de Gilberto Gil no sábado, 12 de maio.

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos