Posts Recentes
Posts Em Destaque

Governo de Angola estuda implantação de Museu em Vassouras.

Após visita da missão diplomática, cidade deve estabelecer parcerias com angolanos.

Uma missão diplomática de Angola visitou Vassouras por dois dias na semana passada. A missão, chefiada pelo Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Rosário Gustavo Ferreira de Celta, e o vice-cônsul Domingos Camilo Buanga, procura definir um local para o primeiro museu de Angola a ser construído na América Latina. Os diplomatas angolanos estiveram com o prefeito Severino Dias e conheceram o Centro Histórico, o Memorial Manoel Congo, o Centro Cultural Cazuza e visitaram também o antigo Casarão do Barão de Vassouras, espaço que poderá vir a abrigar o museu, além das fazendas históricas e a escola municipal Prefeito Severino Ananias Dias, na Residência.

A visita foi intermediada pelo conselheiro da Firjan Alex Branco. Recebidos pelo secretário de Governo e Planejamento, Geovani Dornelas, os diplomatas passaram pela Secretaria de Educação, onde estiveram com a secretária Ana Paula. Rosário e Domingos conheceram de perto o Memorial Manoel Congo, única edificação erguida em Vassouras para homenagear os que efetivamente construíram a riqueza do município no século XIX. Muitos dos negros escravizados que viveram em Vassouras descendiam de africanos sequestrados na região hoje ocupada pela República de Angola. No Memorial, Rosário se arriscou no atabaque, enquanto a professora Jussara Almeida interpretou o cordel escrito por ela em homenagem a Mariana Crioula, uma das líderes do levante. Alunos do Instituto de Educação Thiago Costa prestigiaram a visita.

No Centro Cultural Cazuza, a diplomacia angolana doou livros para serem utilizados para ensinar a história da África a alunos da rede pública de Vassouras. O encontro de trabalho entre os diplomatas, o prefeito e membros de sua equipe alinhavou uma série de parcerias a serem implementadas entre o Consulado e o município de Vassouras. Além da ideia de construção do Museu de Angola, estuda-se a parceria para revitalizar o Memorial Manoel Congo. No esporte, discute-se a realização de um torneio de futebol envolvendo vassourenses e angolanos. O Consulado se comprometeu a ajudar na qualificação de profissionais de Educação de Vassouras com respeito a História da África (uma lei assinada pelo ex-presidente Lula em 2003 obriga o ensino da História da África em escolas brasileiras). Será estudada ainda a realização de um show durante os festejos do aniversário de Vassouras e o intercâmbio entre Angola e a Universidade de Vassouras.


Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos