Posts Recentes
Posts Em Destaque

Uma década para reflorestar Vassouras

Em almoço no Rotary Club do Rio de Janeiro, Ronaldo Cezar Coelho lança campanha para recuperar a Mata Atlântica na cidade

Empresário das comunicações, o ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho sempre que pode expõe o seu amor pela história de Vassouras e região. Amor que foi mais uma vez ressaltado durante a palestra proferida pelo empresário a membros do Rotary Club do Rio de Janeiro na quarta-feira, dia 23. Falando para cerca de 80 rotarianos, boa parte deles empresários bem-sucedidos associados ao primeiro Rotary Club fundado no país, Coelho lançou uma campanha para arborizar Vassouras. Mostrando uma recente foto aérea da Praça Barão de Campo Belo que viralizou nas redes sociais de Vassouras, Ronaldo afirmou: “Essa é a praça mais bonita do Brasil, quiçá do mundo. Não é uma pintura, é uma foto recente. Mas quem está na praça, o que vê? Os morros degradados. Se nos movimentarmos, em dez anos poderemos mudar esta realidade”.

A degradação do solo é uma das heranças nefastas do período em que Vassouras se tornou a maior produtora de café do mundo, no século XIX. “Nenhuma outra cidade do Brasil tem a honra de ter o título que Vassouras tem. Você tem a cidade que planta soja, você tem a cidade que vive de outra cultura, mas ninguém é o que Vassouras foi: a maior produtora mundial. No caso, a maior produtora mundial de café”, lembrou Ronaldo durante a palestra em que falou de seu trabalho à frente do Instituto São Fernando e do Instituto Vassouras de Cultura, que recentemente adquiriu da Irmandade Santa Casa de Misericórdia o antigo Asilo Barão do Amparo. “Assim que estiver pronto, o projeto social que funcionará no Palacete servirá não só a Vassouras, mas a todo o Vale do Café”, garantiu o empresário. Para ele, Vassouras vive um bom momento na preservação de seus imóveis. “Temos oito ou nove projetos já aprovados pelo Iphan para salvar a arquitetura de Vassouras”, disse, citando também o investimento de Lucinha Araújo na recuperação da antiga Casa de Cultura de Vassouras, rebatizada de Centro Cultural Cazuza.

Em sua palestra, Ronaldo não deixou de lembrar que Vassouras se tornou a principal produtora de café no mundo a partir da “perversidade” da escravidão. Para o empresário, a história dos escravizados precisa ser contada. “Eu tenho me esforçado muito para resgatar a memória de Mariana Crioula, uma das líderes da revolta dos escravos que aconteceu naquela região”, disse. O fato de Vassouras ser a terra natal do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiís Roberto Barroso, também foi lembrado durante a palestra. “Ele é o quarto ministro do Supremo nascido em Vassouras, uma pequena cidade do interior”, afirmou, diante do espanto de alguns.

Uma das mais belas e conservadas fazendas de Vassouras e região, a Fazenda São Fernando é propriedade de Ronaldo Cezar Coelho há mais de trinta anos. “Quando comprei, comecei a plantar árvores. Depois de reflorestar todo o espaço da fazenda, comprei outras propriedades no seu entorno para seguir o reflorestamento”, afirmou, enquanto um slide mostrava a evolução da Mata Atlântica ao redor da fazenda, que fica localizada em Massambará. “Em dez anos, podemos criar um grande corredor reflorestado, entre a fazenda e o Morro da Vaca, no centro de Vassouras. Hoje, tenho 71 anos. Espero estar vivo para ver este trabalho concluído”, disse, anunciando que não pretende voltar à vida política. “Quero deixar claro aqui que não sou candidato a nada”. Presidente do Rotary Club Vassouras, Odyr Virgílio acompanhado do secretário Ricardo Augusto Moreira participaram do evento, a convite do Rotary Club carioca.

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos