Posts Recentes
Posts Em Destaque

Primeira morte por Covid-19 gera comoção e adia flexibilização do comércio em Vassouras

Médico da família de 42 anos, professor da Medicina, Edsneider Souza traz drama da doença para a realidade vassourense; prefeito decreta luto oficial de três dias.

Coube a um médico de 42 anos, servidor público, professor universitário , conhecido pela simplicidade e o jeito humano de tratar seus alunos e pacientes, apresentar a faceta mais dura da pandemia do novo coronavírus ao vassourense: aquela que dá nome e rosto a uma vítima do vírus que já matou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo. Internado no Hospital Universitário de Vassouras, Edsneider Rocha Pires de Souza morreu na madrugada da terça-feira, dia 28. O prefeito Severino Dias (DEM) decretou luto oficial de três dias e revogou, até a segunda-feira, dia 4 de maio, o decreto que permitia a reabertura do comércio.

A notícia que assustou o vassourense e mostrou para a cidade, na prática, que o vírus mata e já está entre nós começou a circular pela manhã. Rapidamente a notícia se espalhou por aplicativos de mensagens. Querido por amigos, pacientes e estudantes, Edsneider entristeceu Vassouras. Em tempos de isolamento social, as homenagens não demoraram a ganhar as redes sociais. A página da Universidade de Vassouras na internet publicou uma nota de pesar. Foi em Vassouras que Edsneider se formou em Enfermagem e, posteriormente, em Medicina e construía uma vitoriosa carreira de professor universitário. “O professor atuava há muitos anos no curso de Medicina e foi um dos pioneiros e desbravadores no nosso Projeto Ipiranga, um dos muitos lugares em que fez a diferença na vida das pessoas que precisavam. Que ele descanse em paz e que Deus conforte o coração da família e de seus amigos”, escreveu o Pró-Reitor de Ciências Médicas, João Carlos de Souza Cortês Júnior, se referindo à atuação de Edsneider no projeto de extensão da Universidade na comunidade de Ipiranga, periferia de Vassouras, uma das comunidades mais pobres do município.

Não demorou para que o prefeito Severino Dias, anunciasse, em vídeo, pelas redes sociais, a suspensão do decreto, assinado na véspera, que flexibilizava a abertura do comércio. “Dia muito triste para o nosso município com a primeira morte por covid-19 em Vassouras. Um médico, servidor público municipal, que dedicou sua vida para cuidar da nossa população. Declaro luto oficial de três dias”, afirmou, além de anunciar a suspensão do decreto que flexibilizaria, exatamente naquela terça-feira, a abertura do comércio. Agora, o comércio não essencial segue sem funcionar até segunda-feira, dia 4, quando poderá abrir respeitando uma série de determinações da Prefeitura, como a escala de horários por atividades.

Casado, pai de uma menina de quatro anos, Edsneider foi enterrado sem velório, como determina o protocolo de segurança para pacientes com Covid-19, no Cemitério Nossa Senhora da Conceição no início da tarde. Aluno do extinto Colégio Regina Coeli na infância, Edsneider Souza se graduou enfermeiro na então Universidade Severino Sombra em 1998. Chegou a morar em Tocantis antes de voltar a Vassouras e cursar Medicina. Também em Vassouras se tornou Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde. Na UERJ, tornou-se Especialista em Saúde da Família. Estudou ainda no Instituto Superior de Medicina e Dermatologia, onde se fez especialista em Dermatologia. Professor no Curso de Medicina de Vassouras, foi preceptor do Internato e também coordenador da Liga Acadêmica de Medicina da Família e Comunidade da Universidade de Vassouras. Atuou como médico na Unidade Saúde da Família do bairro do Grecco e trabalhou também nos municípios de Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin.

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos