Posts Recentes
Posts Em Destaque

Perto da posse, futuro presidente do TSE vê ‘risco real’ de adiamento das eleições deste ano

Vassourense Luís Roberto Barroso assumirá em cerimônia virtual no dia 25

Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o vassourense Luís Roberto Barroso, que assume o cargo no próximo dia 25, acredita que há risco real de adiamento das eleições municipais deste ano, marcadas para 4 de outubro. Contrário à hipótese de prorrogação de mandatos, Barroso manifestou a sua preocupação com o adiamento das eleições na sexta-feira, 1º de maio.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um risco real e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Para o ministro, que no final do mês sucede Rosa Weber na presidência do TSE, não havendo condições de realização das eleições em outubro, o pleito, em sua avaliação, teria de ser feito “em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.

Barroso se manifestou contrário à hipótese das eleições municipais serem realizadas junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. “Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância de poder. Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos”. Para o ministro, o excesso de nomes para votação também comprometeria a qualidade do voto, para se fazer uma “escolha consciente”.

O vassourense Luís Roberto Barroso toma posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral na segunda-feira, dia 25 de maio, em cerimônia virtual por conta da pandemia do novo coronavírus.

Siga
Nenhum tag.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos