1984.

           O ano em que o Brasil foi às ruas gritar Diretas Já e deixar claro que não suportava mais a noite de arbítrio que já durava 20 anos foi também o ano de fundação da TRIBUNA DO INTERIOR. A ideia de um jornal que a partir de Vassouras pudesse cobrir o Centro Sul Fluminense amadurecera durante o período em que Marlos França, o fundador da Tribuna, era correspondente da Tribuna Liberal, editado em Magé, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Pode parecer estranho, mas a TRIBUNA DO INTERIOR nasceu a partir de um periódico editado no nem tão perto município de Magé.

 

            Em 1984, Vassouras vivia o segundo ano da gestão de Narciso Silva Dias. O município era maior. Bem maior. Afinal de contas, Paty do Alferes, ou Pati do Alferes, como se escrevia à época, ainda não havia se emancipado. Tratava-se do segundo distrito do município, que contava com outros dois que hoje também não fazem parte de Vassouras: Avelar, que trocou Vassouras por Paty com a emancipação, e Conrado, que desde 1988 faz parte do município de Miguel Pereira, que emancipara de Vassouras em 1960.

 

          Lá se vão trinta e três anos. O país mudou muito nesse período. Avançou muito em determinadas situações, nem tanto em outras. Vassouras não é a mesma. O jornalismo também não.  As mais de três décadas de história dão à TRIBUNA DO INTERIOR um título que só reforça a sua responsabilidade: é o jornal mais tempo em atividade de toda a história do município. Nem no tempo do café, quando a economia de Vassouras era uma das mais importantes do país, um jornal ousou durar tanto. Há historiadores que garantem que essa também não era a vontade dos barões do café. Mas essa é uma outra questão.

 

            O fato é que há três décadas a TRIBUNA DO INTERIOR é testemunha da história deste pedacinho de Rio de Janeiro. Há três décadas a Tribuna conta a história de Vassouras e região. Crescendo quando foi possível crescer, resistindo a crises na maioria das vezes, mas seguindo em frente. Adaptando-se sempre as mudanças de um mundo em constante transformação. E é assim que chegamos, neste 2017, ao www.jornaltribunadointerior.com.br Não é a nossa primeira experiência digital, mas esperamos que represente um salto de qualidade na maneira de distribuir o conteúdo da TRIBUNA DO INTERIOR na rede mundial de computadores.

Boa leitura.

TRIBUNA DO INTERIOR EDITORA LTDA. Registro  Estadual nº 3320598969-9

Inscrição Municipal nº 6813 L 115 - CNPJ 02.528.144/0001-40

Registro na ADJORI – RJ 78 

Redação, Administração e Oficinas – Rua Profº Marcelo de Alcântara Pinto, 173,

Telefone: (24) 2471-7822

Parque J.K., Vassouras - RJ - CEP 27.700-000

Contador de acessos